top of page

Mindfulness

Atualizado: 9 de mai. de 2021

A falta de atenção no momento presente é algo constante na nossa rotina. Dificilmente estamos 100% atentos às tarefas que estamos executando ou ao que alguém está falando. Cada vez mais, e de forma intensa, estamos recebendo estímulos vindos de todos os lugares e fica difícil nossa mente não se dispersar.




De acordo com um estudo recente da universidade de Harvard, nossa mente está dispersa e distraída em nossos pensamentos durante praticamente 47% do tempo. Isso significa que é como se metade da vida estivéssemos pensando no passado e no futuro, esquecendo o presente! Essa dispersão provoca muitos sintomas e problemas como ansiedade e estresse, prejudicando nossa saúde mental e nos tirando as boas sensações de bem estar, de sentir felicidade com as conquistas e momentos presentes.


Quando você muda a perspectiva ou reavalia a situação como um desafio positivo, seu cérebro reage de uma maneira construtiva!




O que é Mindfulness?


Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Em outras palavras, significa “estado mental alcançado quando se foca a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais”.

Trata-se de um exercício intencional, que existe dedicação para alcançar os resultados desejados. É preciso ficarmos atentos ao que nosso corpo quer nos transmitir de mensagens, a cada movimento, situação, respiração, etc. Logo, podemos dizer que as técnicas de mindfulness são basicamente atividades que conectam ação e pensamento.



Quais os benefícios do Mindfulness?


O Mindfulness é uma ferramenta acessível, e pode trazer diversos benefícios para a sua saúde e para o seu dia a dia. A prática nos permite a:


  1. Desenvolver inteligência emocional e a empatia;

  2. Aprofundar nosso autoconhecimento;

  3. Aumentar nossa capacidade de concentração;

  4. Contribuir para o controle do estresse e da ansiedade;

  5. Reduzir a insônia;

  6. Melhorar nossos relacionamentos pessoais;

  7. Minimizar o envelhecimento do cérebro;

  8. Aumentar nossa capacidade de memória;

  9. Diminuir o impacto de pensamentos negativos;

  10. Incentivar a criatividade.

Todos esses aspectos podem ser aplicados na vida pessoal e profissional, por isso a técnica de mindfulness é tão disseminada na sociedade atual.



“É preciso deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores para, intencionalmente, sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente.”


Como aplicar Mindfulness no dia a dia.


Preste atenção na sua respiração

Aqui a ideia é que você consiga perceber como o ar entra e sai ao realizar a respiração. Com esse exercício, que pode ser feito assim que acordar e ao longo do seu dia, você irá conseguir perceber como ela se altera e como ela interfere em suas ações. O encontro com a sua respiração também é um encontro com você próprio.


Exercite a sua capacidade de ouvir

Quantas vezes você já não concordou ou discordou de algo que alguém está falando, antes mesmo que essa pessoa termine de falar? O Mindfulness propõe que você escute, absorva e pense no que está sendo dito, antes de emitir uma opinião rasa ou superficial.


Repare como você come

Comer não é apenas o ato de satisfazer algum desejo ou de se manter vivo. Por isso, tenha calma ao se alimentar, repare quais os cheiros e texturas daquilo que está te alimentando, cuide da sua mastigação e perceba o trabalho do seu corpo durante a refeição.


Hábitos rotineiros

Diariamente todo mundo, ao acordar, vai ao banheiro e faz sua higiene, certo? Mas você já percebeu onde vai o seu pensamento enquanto pratica essas ações? Tente concentrar os pensamentos somente na execução dessas atividades e perceba a diferença.


Perceba como você anda

Você já reparou como você anda? E como você corre? Durante essa atividade tão rotineira, nem nos damos conta de como estamos pisando, respirando, caminhando ou correndo. O ato de andar parece simples, mas ele envolve diversas partes do seu corpo, então que tal perceber qual a sua atitude?


Perceba o ambiente em que você está

A vida é uma convivência diária com múltiplas personalidades, humores e estados de espírito. Por isso, sinta o que está sendo vibrado ao seu redor e tenha respostas mais assertivas.


Faça breves pausas

A gente corre tanto que esquece de absorver as sensações e benefícios do que acabamos de executar e já partimos para a próxima. Ter proatividade ajuda a ter mais dinamismo, mas também nos deixa cegos para comemorar pequenas conquistas ou aprender com possíveis erros.

Desafie-se a viver melhor hoje mesmo.



Gostou do conteúdo? Registre-se para receber notificações de novos conteúdos.

Compartilhe este post com os amigos.




Eu sou Tatiana, entusiasta das ciências e estudiosa sobre tudo o que faz bem à mente, corpo e espírito,



Gratidão pela visita!



49 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page