top of page

Afirmações Positivas

Atualizado: 10 de mai. de 2021

As afirmações são técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) que estimulam mudanças no modelo mental de uma pessoa para implementar melhorias na qualidade de vida.




Os estudos em PNL revelaram que por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que influenciam diretamente as nossas ações e, consequentemente, os resultados que alcançamos na vida. Desta forma, para uma mudança no comportamento de uma pessoa, é preciso compreender o motivo que leva a pessoa a agir daquela forma que age, isto é, o modelo de mundo dessa pessoa, o que chamamos de modelos mentais.

Segundo Peter Senge, modelos mentais são “pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influem na nossa maneira de compreender o mundo e nele agir”. Assim sendo, são esses modelos mentais das pessoas que definem sua percepção de mundo, ou seja, a maneira como pensam, sentem e agem.


Todos nós temos histórias de vida, valores, crenças e interesses completamente diferentes, o que faz com que tenhamos percepções de mundo diferentes.

A realidade acaba sendo um evento diferente para cada pessoa, uma vez que recebemos as informações através dos nossos canais sensoriais (NEURO), que passam por filtros (PROGRAMAÇÃO) e formam uma representação interna diferente para cada pessoa, ou seja, trazendo diferentes emoções que interferem na fisiologia e no comportamento de cada indivíduo, tanto a nível verbal como oral (LINGUÍSTICA).


Dentro desse contexto científico, faz todo sentido alimentar a nossa mente com mensagens positivas para estimular alterações no padrão mental e consequentemente, produzir mudanças comportamentais favoráveis.

É importante frisar que as nossas afirmações diárias, tanto orais como escritas são o reflexo dos nossos pensamentos e sentimentos, 24 horas por dia, por isso é tão importante reeducar nosso modo de pensar para manifestar uma realidade benéfica e satisfatória.

A definição de Louise Hay é muito apropriada quando menciona que uma afirmação é qualquer coisa que nós dizemos ou pensamos. Sem nos darmos conta, muitas vezes nossos pensamentos são bastante negativos. “Sou um fracasso total”, “Isto é muito difícil, não vou conseguir”, sem perceber o efeito, nós pronunciamos esse tipo de coisa o tempo todo.


Outro cuidado importante é com a palavra escrita, pois tem o mesmo comportamento da palavra falada.



O vício que muitas pessoas têm de enviar e-mails contando sobre os problemas da semana, ou fazerem registros em um diário, por exemplo, são ferramentas para fazer afirmações, ainda mais forte por ficarem registradas e armazenadas, Repare que muitos psicólogos e terapeutas usam a escrita como meio de conscientizar seus pacientes de seu padrão de pensamentos. Desta forma, evite perder tempo se lamentando de suas limitações ou compartilhando seus problemas. Quanto mais falar sobre o problema, mas ele se solidificará. Adicionalmente, não culpe os outros pelo que parece estar desarmônico em sua vida, pois você é fruto da sua própria consciência, e o seu modo de pensar atrai experiências específicas, conforme falamos nesse artigo da “Lei da Atração”. Sendo assim, quando você mudar seus processos mentais, tudo na sua vida mudará também.

Resumindo, as afirmações positivas ou negativas são aliadas ou inimigas no processo de mudança comportamental. Isto posto, tudo que você disser ou escrever, será usado a favor ou contra você em suas experiências vividas.


Como usar as afirmações positivas a seu favor?

Não existe uma metodologia universal, mas eu indicarei alguns passos que funcionaram comigo, porque eu fui o meu próprio laboratório de aplicação de diversas técnicas como essa. Você também pode usar frases e decretos de outros mestres, desde que estejam de acordo com as manifestações que você almeja e acredita.


1. Tempo verbal e colocação:

Procure utilizar as frases no tempo presente e dê preferência para verbos que transmitem a ideia de firmeza, autoridade e controle de ações, bem como evite utilizar contextos de negação na construção nominal. Por exemplo, evite dizer coisas como, “Eu aprenderei amar-me a mim próprio”. Em vez disso, poderá usar a construção “Eu escolho me amar e me respeitar”, com isso estamos enfatizando a autoridade, através do verbo escolher, colocando a frase no presente do indicativo, transmitindo a ideia de uma ação que já está acontecendo no agora.


2. Ideias aceitáveis.

Faça afirmações que se identifiquem com você e que pareçam possíveis de se materializar. Caso uma pessoa com baixa auto estima faça afirmações positivas sobre si mesmo, mas não acredita nelas, poderá enviar uma reação imediata de rejeição da alegação e se sentir ainda pior. Por isso, é aconselhável trabalhar primeiramente na liberação de suas crenças limitantes, envolvendo sentimos como culpa, remorso, raiva, apego, medo, apatia, desesperança, falta de confiança, ciúme, melancolia, sede de vingança, arrogância, preocupação excessiva, ganância, etc., através de tratamento psicológico e terapêutico.

3. Treine como prestar atenção em seus pensamentos

Como já vimos, o pensamento e o sentimento são a base de programação neurolinguística, desta forma, aprender a prestar a atenção neles constantemente, faz com que você identifique suas limitações e trabalhe para superá-las. A cada vez que você se pegar pensando em algo negativo, substitua esse pensamento por outro positivo, o mais breve possível. Também é aconselhável que você coloque emoção em suas palavras. O seu subconsciente assimila melhor o lado emocional das palavras ditas, ou seja, não adianta nada repetir as frases como se estivesse lendo uma revista.


4. Crie o hábito

Uma vez que você tenha selecionado frases para todas as situações que deseja implementar uma melhoria de vida, você deve criar o hábito de repeti-las várias vezes ao dia, principalmente quando tomar consciência que está tendo pensamentos negativos acerca de si próprio.


5. Tenha Paciência e dedicação

Tudo tem seu tempo determinado, transformar pensamentos negativos em positivos não é um processo simples, exige dedicação, esforço, persistência e vontade de mudar. Não desanime se perceber que não está alcançando a mudança que gostaria rapidamente, mas foque em avançar passo a passo e se parabenize por cada progresso feito.


Concluindo, gostaria de citar a frase de Louise Hay que diz:

“Não pense que é um processo mágico e que sua vida vai mudar de uma hora para outra. Porém, se persistir e escolher ter diariamente pensamentos agradáveis, positivos, sem dúvida irá aperceber-se, aos poucos, das mudanças positivas em todas as áreas de sua vida”.

Gostou do conteúdo? Registre-se no site para receber novidades!

Comente o que achou, curta e compartilhe com os amigos!




Eu sou Tatiana, entusiasta das ciências e estudiosa sobre tudo o que faz bem à mente, corpo e espírito,


Gratidão pela visita!













Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page